top of page
O que são Pedras Naturais, sintéticas e Cristais Artificais.

As pedras naturais foram formadas há milhares de anos e são extraídas da natureza por processos de mineração. As pedras utilizadas na joalheria são apreciadas pela beleza e raridade, o que lhes confere valor diferenciado no mercado. Para serem utilizadas em uma joia ou semijoia de qualidade, são selecionadas, cortadas e lapidadas em processos usualmente manuais, que envolvem tempo, equipamento apropriado e técnica (cada pedra pode levar mais de 5 horas de trabalho manual para a lapidação). Assim, constituem peças únicas, e, portanto, exclusivas.


As pedras sintéticas são cópias de pedras naturais, que utilizam normalmente vidro, corantes e materiais plásticos na sua composição. Os materiais plásticos são normalmente utilizados em bijuterias, sendo pouco aceitos em semijoias. Os vidros se dividem em dois grupos: os lapidados à mão e os injetados em equipamentos automáticos. Apenas os lapidados à mão costumam ser utilizados em semijoias de qualidade aceitável, mas esta prática deve sempre ser alertada ao consumidor pelo vendedor. As pedras sintéticas normalmente não possuem a mesma resistência de uma pedra natural.


Os cristais artificiais mais comuns são as zircônias. As zircônias, apesar de serem sintéticas, possuem dureza e brilho que as tornam substitutas eficazes do diamante na semijoia. Atualmente zircônias têm sido utilizadas também em joias de ouro maciço. Os demais cristais sintéticos costumam ser utilizados em bijuterias e em algumas semijoias.

Diferença entre uma peça Folheada e Semijoias

Semijoia é uma joia não constituída de ouro maciço. Por outro lado, diferencia-se de uma bijuteria por seguir os padrões de design, fabricação e qualidade de materiais compatíveis a uma joia. Uma joia folheada, por sua vez, é uma semijoia que possui uma camada externa de ouro ou prata sobre uma base de material menos onerosa que o ouro (prata, bronze, latão, estanho ou zamack).

O que são Metais Nobres

Os metais nobres são materiais raros na natureza, muito resistentes à oxidação, como ouro, prata, platina, rutênio e ródio. Naturalmente são valiosos e muito apreciados na joalheria.
Devido à baixa dureza de metais como ouro e prata, são adicionados metais menos nobres e mais resistentes para o uso em joalheria. A proporção e a quantidade de outros metais é que determina a tonalidade e a quantidade de quilates (K). Por exemplo, 18K representa 75% de metal nobre e 25% de outros metais. Uma peça de ouro 18K pode ter diversas tonalidades, variando do rosa a tons de verde, conforme a composição dos 25% de outros metais adicionados.

Quais os tipos de Lapidação em pedras existem e como podemos identificar?

Além do tipo e da pureza do mineral, a lapidação é que confere valor e beleza a uma pedra de joalheria. Existem infinitas formas de lapidar uma pedra, mas, de forma simplificada, pelo processo de produção, classificamos em: lapidação manual, semi-manual ou mecânica, conforme a qualidade esperada da pedra.


Em gemas coloridas brasileiras, a lapidação manual é a que normalmente confere maior beleza à pedra. Mesmo equipamentos mais modernos não conseguem escolher e posicionar a pedra bruta no processo de lapidação para que o resultado da pedra lapidada seja a máxima exposição de suas cores, detalhes e pureza. É um processo bastante trabalhoso e lento (até 5 horas por pedra de mão de obra). Permite obter pedras facetadas (tipo diamante, mesa, briolette, entre outros) ou pedras lisas como cabochões.


Processos semimanuais são utilizados para obter cabochões e eventualmente faces simples de facetas tipo briolette. Normalmente o brilho final não é tão vivo como o da lapidação manual, o que limita seu uso em joias de ouro maciço.
Processos mecânicos puros são utilizados normalmente em pedras sintéticas ou pedras naturais obtidas em blocos grandes e uniformes. Esferas são normalmente obtidas desta forma.

Como são coladas as pedras nas Semijoias? E como é o processo de cravação.

É necessário na Colagem o uso de um agente colante que não agrida o metal, nem a pedra. As colas mais usuais em semijoias são de base epóxi, por permitir grande aderência por período indeterminado. Para a colagem da pedra é necessário que a joia esteja limpa, isenta de restos de cola e com área de encaixe bem liberada de imperfeições. A cola deve ser bem catalisada e bem misturada. Devem também ser respeitados o tempo de cura em imobilidade, a temperatura adequada e a baixa umidade no local de trabalho. 

As pedras na cravação são encaixadas em espaços programados através da fixação de cravilhas por um profissional denominado cravador. É o processo mais valorizado na joalheira.
 

Porque o Ouro e a Prata escurecem.

A prata e, mais especialmente o ouro, são metais nobres com excelente resistência à oxidação; por isto, são muito apreciados na indústria joalheira. Mas é preciso salientar que o processo de oxidação acontece em todos os metais em maior ou menor velocidade, conferindo a eles aspecto turvo ou escurecido. Ocorre a partir de uma reação das moléculas de metal com o oxigênio e pode ser acelerado através do contato com agentes químicos e com a luz.


Mesmo sendo resistentes à oxidação, as joias e semijoias são submetidas a situações extremas para um metal: luz, calor, umidade, atrito, perfumes, detergentes e ácido úrico. O agente mais comum no escurecimento de joias de ouro e prata é o ácido úrico expelido pela pele em maior ou menor quantidade, concentração e acidez em todas as pessoas. Assim, joias de um mesmo fornecedor podem escurecer mais rápido em uma pessoa do que em outra.


Caso seja uma característica de sua pele a grande incidência de ácido úrico, procure lavar suas joias com frequência com água e sabão neutro, secando-as bem logo em seguida. Sempre que escurecer você poderá limpá-las com flanela abrasiva para ouro e prata que se encontram à venda nos melhores estabelecimentos do ramo.

f3535dc3f95e71506f7c80755610176c.png
Contato

Telefone: (54) 99949-4629
WhatsApp: (54) 99949-6210
manassemijoiasoficial@gmail.com

RUA MOROM, 2032 – 604

PASSO FUNDO – RS

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
Institucional
Políticas
Área do cliente
melhores joias e semijoias da manas semijoias e prata 925
as irmas Daniela e gbriela da cidade de Guaporé
Metodos de pagamentos

© 2024 por Manas Semijoias e Prata 925. CNPJ : 53.450.914/0001-10

bottom of page